terça-feira, 18 de agosto de 2009

Igreja Católica

Igreja Católica

A Igreja Católica é uma Igreja Cristã com aproximadamente dois mil anos, chamada também de Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana. Ela não pensa como uma Igreja entre outras mas como a Igreja estabelecida por Deus para salvar todos os homens. Esta ideia é visível logo no seu nome: o termo "católico" significa universal em grego.
A hierarquia da Igreja Católica vai desde um simples diácono ao supremo Papa. Ela também é regida pelo Direito Canônico, que é o conjunto das normas que regulam a vida na comunidade eclesial.
Dentro da fé católica, os sacramentos, que a Igreja acredita serem instituídas por Jesus, são gestos e palavras de Cristo que concedem e comunicam a graça santificadora sobre quem os recebe. Os sacramentos são sete: Batismo, Confissão, Eucaristia, Crisma ou Confirmação, Matrimônio, Ordens Sagradas e Unção dos Enfermos.
Os Dez Mandamentos, para os católicos, são os cumprimentos obrigatórios, porque “enuncia deveres fundamentais do homem para com Deus e para com o próximo”. São eles: 1º Amar a Deus sobre todas as coisas; 2º Não invocar o Santo Nome de Deus em vão; 3º Guardar domingos e festas de guarda; 4º Honrar pai e mãe; 5º Não matar; 6º Guardar castidade nas palavras e nas obras; 7º Não roubar; 8º Não levantar falsos testemunhos; 9º Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos; 10º Não cobiçar as coisas alheias.

*A Igreja Católica e o protestantismo
Os protestantes e os católicos sempre entraram em controvérsia quanto à veneração, purgatório, primazia papal, justificação pela fé e outras doutrinas, fazendo acusações mútuas de heresia.
Apenas pelos esforços ecumênicos, a tese da justificação pela fé e a doutrina católica da fé e das obras foi esclarecida, e não é mais um ponto controverso entre protestantes luteranos históricos e Católicos. Há esforços ecumênicos para deixarem de lado as diferenças.
Porém são criticados por alguns membros de ambos os lados: para o lado protestante, há a acusação de a Igreja Católica de "não mudar" e para o lado católico, que afirma que o verdadeiro ecumenismo não se dá abandonando a verdade revelada, mas seguindo-a plenamente através da "Igreja do Deus Vivo, Coluna e sustentáculo da Verdade"(I Tim 3:15), a qual os católicos crêem ser a Igreja Católica.
Além disso, o dogma católico "fora da Igreja não há salvação" é considerado pelos protestantes como uma barreira que impede a eficácia de um ecumenismo de "mão-dupla".
Mas, a Igreja Católica afirma também que todos os não-católicos podem ser salvos, desde que tivessem uma boa vontade e desejo de encontrar Deus e serví-lo.
Mas, ela defende que todas as pessoas que obtiveram a salvação é, de alguma forma, por causa da Igreja Católica porque a salvação só se tornou possível pelo sacrifício pascal de Jesus Cristo, o fundador e cabeça da Igreja.

*Inquisição
Em muitas ocasiões ao longo da história, intolêrancia e ignorância caminharam lado a lado com a fé.
Nos séculos XV e XVI, com os tribunais da Inquisição em plenas atividade e guerras entre católicos e protestantes eclodindo, a Europa viveu um período de intensa perseguição religiosa.
Muitos foram executados em nome de Deus, mas alguns tornaram símbolos de resistência nessa era sombria.
Pessoas acusadas por heresia, relatar falsas visões divinas, discordar dos ensinamentos da Igreja, difamação notória por várias pessoas que afirmassem ser o acusado um Bruxo.
Em inúmeros Tribunais Civis e nas temidas cortes da Inquisição, a acusação era sinônimo de condenação e a condenação uma sentença de morte das mais variadas; flageladas e mutiladas pelos torturadores, a carne dilacerada e os ossos quebrados, as vítimas confessavam coisas absurdas; os que tivessem sorte seriam decapitados ou mortos de maneira relativamente "mais humana" antes que seus corpos fossem reduzidos a cinzas em fornos.
Nessa época a Igreja Católica sempre procurou silenciar todas as vozes que a contrariavam pessoas mortas e torturadas, jogadas na fogueira por apenas ter opiniões diferentes, ou não aceitar e concordar com o que era dito na Igreja corriam perigo de serem condenadas.
Havia também a censura literária, o Index era a lista de livros proibidos pela Igreja. Cientistas eram acusados e condenados e não se sabe até hoje se tiveram livros proibidos e queimados.


Mapa da distribuição da população Católica no mundo
Breno Antunes – nº 06
Felipe – nº 13
Marcos Paulo – nº 27
Mateus Tanure – nº 29
Murilo Santana – nº 30
Victor Aguilar – nº 37
1ºTD

Nenhum comentário:

Postar um comentário