quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Presbiterianismo

Presbiterianismo


O Presbiterianismo foi fundado em 1560 na Escócia por John Knox, baseado nos ensinamentos do francês João Calvino e do suíço de língua alemã Ulrico Zuínglio. Apesar da Igreja Presbiteriana ser oriunda da Reforma Protestante do Séc. XVI, ela mantém o caráter católico da Igreja (traduzida literalmente e especificamente só como "Igreja Universal").
O governo presbiteriano é uma forma de organização da Igreja que se caracteriza pelo governo de um Presbitério, ou seja: uma assembléia de presbíteros, ou anciãos. Esta forma de governo foi desenvolvida como rejeição ao domínio por hierarquias de bispos individuais (forma de governo episcopal). Esta teoria de governo está fortemente associada com os movimentos da Reforma Protestante na Suíça e na Escócia (calvinistas), com as igrejas reformadas e mais particularmente com a Igreja Presbiteriana.
Portanto, seguindo o precedente bíblico, nas igrejas presbiterianas a liderança é exercida pelos presbíteros, os quais se subdividem em duas categorias – os presbíteros "regentes" (que governam), voltados primordialmente para funções administrativas, e os presbíteros "docentes" (que ensinam), ou seja, os ministros ou pastores. Esses dois tipos de presbíteros tem a mesma paridade, não se constituindo em uma hierarquia. Todavia, os pastores ou presbíteros docentes têm algumas funções privativas, como o ministração dos sacramentos. Os presbíteros exercem as suas funções em vários níveis: localmente, no "conselho" de cada igreja; em âmbito regional, nos presbitérios e sínodos; em âmbito nacional, no Supremo Concílio.
No Brasil e no mundo os Presbiterianos destacam-se pelo incentivo a educação através de instituições de ensino desde o infantil até o superior, que têm alcançado excelência e reconhecimento internacional, como por exemplo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto Presbiteriano Gammon, entre outras.

● Denominações presbiterianas no Brasil:

- Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil (IPCB)
- Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)
- Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB)
- Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB)
- Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPUB)

Flávio Neiva Neto- 07
Leonardo Linhares-18
Lucas Eduardo-20
Lucas Gonçalves- 22
Pedro Cagnoni-32
1ºTG

Nenhum comentário:

Postar um comentário