terça-feira, 18 de agosto de 2009

Umbanda

Umbanda

A Umbanda é originária da África, mas ela consiste em uma mistura de culturas afro, somada à dos indígenas tupiniquins, além de influências católicas.
De acordo com os conceitos esotéricos, o Movimento Umbandista teve a sua idealização há cerca de 500 anos no Plano Astral, já na época do descobrimento do Brasil. Vários espíritos foram convocados para, já na espiritualidade, organizarem o movimento que emergiria no solo brasileiro, local escolhido para esse ‘re’surgimento.
A Umbanda tem 10 princípios básicos, são eles:
1- Crença em um Deus único, onipotente, eterno, potência geradora de todo o Universo material e espiritual, adorado sob vários nomes.
2- Crença em entidades superiores: Orixás, anjos e santos que chefiam falanges.
3- Crença em guias, em planos médios, mensageiros dos Orixás, anjos e santos.
4- Existência da alma e sua sobrevivência após a morte.
5- Prática da caridade desinteressada, na busca de aliviar o carma do médium.
6- Lei do Livre-Arbítrio, pela qual cada um escolhe fazer o bem ou o mal.
7- O ser humano é a síntese do Universo.
8- Crença na existência de vida inteligente em todo o Universo, vivendo e habitando.
9- Crença na reencarnação.
10- Direito de todos os seres à liberdade.
A crença dos adeptos à religião umbanda inicia-se com a criação do tempo, do espaço e de tudo que há nele hoje. O pai que fez isso é o Olorum, que no sincretismo é Deus. Olorum criou orixás: seres elementares que auxiliam a raça humana.
O primeiro orixá foi Oxalá, o pai das águas calmas e da criação da terra, colocado como Jesus.

Existem mais de cem orixás, porém os mais cultuados e conhecidos são:

• Exú - O senhor dos caminhos. É o mensageiro dos Orixás. Nenhum homem chega aos Orixás se não por ele. Ele é o mais humano de todos os Orixás, entende a língua humana e a língua dos orixás. É a ligação entre os dois mundos.

• Ogun - O senhor do ferro, da forja e das guerras. Orixá Guerreiro que foi marido de Iansã até perdê-la pra Xangô.

• Xangô - Deus do raio, do trovão e o Homem da Lei, da justiça. Marido de Iansã. Orixá Guerreiro e segundo a lenda, rei de Oyó, uma cidade Yorubana.

• Oxóssi - Orixá da caça, das matas, protege a ecologia, os caçadores e a caça em si. Senhor das florestas.

• Oxalá - O mais elevado dos Orixás. Senhor do silêncio, do vácuo frio, da calmaria. Segundo a lenda, como gostava de vinho de palma, não lhe foi concedido o direito de criar a Terra. Mas ficou responsável pela modelagem dos homens.

• Iemanjá - Rainha dos Mares, das águas salgadas.

• Iansã - Deusa dos trovões e raios, mulher de Xangô, única Orixá e guerreira.

• Oxum - Dona das águas dos rios e cachoeiras. Expressa uma beleza materna e feminina.

• Oxumaré - O místico, o Orixá de ciclos e repetições. Segundo a lenda ele fica seis meses como homem e seis meses como mulher.

• Obaluaiê ou Omulu - Deus das doenças infecto-contagiosas. Dono da terra. Ele é coberto de palha, pois embaixo de sua palha esconde o segredo da vida e da morte.

Cada orixá é tido como um santo da igreja católica devido à história da chegada dessa religião no Brasil. A umbanda veio para cá nos tempos de escravidão africana. Como a religião católica era imposta pelos colonizadores, os africanos eram proibidos de cultuar orixás. Portanto eles olhavam as imagens de santos, fingiam que estavam fazendo orações a eles, mas na verdade fixavam a mente e se comunicavam com os orixás.
Quando cada pessoa da Terra nasce, tendo ou não ligação com as crenças em orixás, recebe um para guiá-la. Este é chamado de orixá de cabeça ou pai daquela pessoa. Assim surgem os filhos de santos. Existe um método religioso para descobrir qual é o orixá de cabeça da pessoa, envolvendo muitos rituais.
Dentre as crenças umbandistas também têm os auxiliares dos orixás, que muitos confundem com demônios. Na verdade eles são seres que um dia já encarnaram mas viraram espíritos de luz para ajudar a humanidade.
O médium (pessoa sensitiva, capaz de detectar fenômenos sobrenaturais) que trabalha na religião umbanda costuma receber os seres em seu corpo. Quando acontece a incorporação, a pessoa muda de fisionomia, voz, enfim, recebe um espírito.
As reuniões acontecem em chamados terreiros de umbanda, que costumam ser em casas com salas próprias e um terreiro para realização de sacrifícios.
Os sacrifícios consistem em fazer algum agrado aos orixás em troca de ajuda. Xangô, por exemplo, gosta de cerveja preta com rabada.
As entidades de direita são entidades de luz, mais evoluídas que as outras. Já as de esquerda são mais atrasadas e podem fazer mal.
As de esquerda, que não são orixás, pedem algo a mais nos rituais de sacrifício. Um exemplo é o pedido do corte de uma galinha viva perante elas. Depois o sangue é colocado no prato delas como oferenda. Aqueles que incorporam os espíritos das entidades de esquerda bebem da energia vital da galinha (sangue). Essa é uma forma de equilíbrio energético entre o lado espiritual e material.
Segundo as crenças, se Deus existe, também existe o Lúcifer, porque deve haver um equilíbrio. Lúcifer é o ‘anjo caído’, que tentou tomar o lugar de Deus no trono e foi expulso dos céus. Diz-se que se um anjo entrar no corpo de uma pessoa aqui, em algum outro lugar qualquer do mundo outra pessoa recebe um demônio no mesmo instante.
Os adeptos à religião umbanda acreditam em Deus e no Olorum. Em todos os centros de umbanda tem que haver a imagem de Jesus Cristo, o que evidencia a crença nele. Em cartório a religião Umbanda tem 101 anos, e a primeira tenda foi registrada pelo Pai Zélio Fernandino de Moraes, e recebeu o nome de Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Piedade. Mas acredita-se que ela seja muito mais antiga. Em 1898, após a abolição da escravatura, uma entidade chamada Caboclo Curugussú preparava o ambiente Astral do Brasil para a implantação da religião Umbanda.
Colégio Santa Maria Floresta – Belo Horizonte, 2009
Camila Cavalcanti-08
Carolina Guimarães-09
Felipe Lafetá-13
Fernanda Aline Jerônimo de Souza-14
Raquel Neves de Faria-33
1º TD

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