Calvinismo
O Calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quanto uma ideologia sócio-cultural com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI.
João Calvino exerceu uma influência internacional no desenvolvimento da doutrina da Reforma Protestante, à qual se dedicou com a idade de 30 anos, quando começou a escrever os "Institutos da religião Cristã" em 1534 (publicado em 1536). Esta obra, que foi revista várias vezes ao longo da sua vida, em conjunto com a sua obra pastoral e uma colecção massiva de comentários sobre a Bíblia, são a fonte da influência permanente da vida de João Calvino no protestantismo.
Para Bernardye Cotitretw, biógrafo de Calvino, "o calvinismo é o legado de Calvino e torna-se uma forma de disciplina, de ascese, que não raramente é levada ao extremo da teimosia". O Calvinista é pois no extremo um profundo conhecedor da Bíblia, que pondera todas as suas ações pela sua relação individual com a moral cristã. O Calvinismo é também o resultado de uma evolução independente das idéias protestantes no espaço europeu de língua francesa, surgindo sob a influência do exemplo que na Alemanha a figura de Martinho Lutero tinha exercido. A expressão "Calvinismo" foi aparentemente usada pela primeira vez em 1552, numa carta do pastor luterano Joachim Westphal, de Hamburgo.
O Calvinismo marca a segunda fase da Reforma Protestante, quando as igrejas protestantes começaram a se formar, na seqüência da excomunhão de Martinho Lutero da Igreja Católica romana. Neste sentido, o Calvinismo foi originalmente um movimento luterano. O próprio Calvino assinou a confissão luterana de Augsburg de 1540. Por outro lado, a influência de Calvino começou a fazer sentir-se na reforma Suíça, que não foi Luterana, tendo seguido a orientação conferida por Ulrico Zuínglio. Tornou-se evidente que a doutrina das igrejas reformadas tomava uma direção independente da de Lutero, graças à influência de numerosos escritores e reformadores, entre os quais João Calvino era o mais eminente, tendo por isso esta doutrina tomado o nome de Calvinismo.
O Calvinista acredita que Deus escolheu um grupo de pessoas e que as restantes vão para o Inferno. Conseqüentemente, a pergunta que qualquer Calvinista se faz é: "Estarei eu entre os escolhidos?".
Como é que um Calvinista sabe se está entre os escolhidos ou não? Teoricamente, não é ele que o determina. A decisão está tomada. Foi tomada por Deus. Como é que eu sei se fui escolhido ou não? Resposta: Deus me atraiu e eu cri na sua palavra. Ela é que me diz: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus a saber os que creem em seu nome". Pela graça sois salvos, isto não vem de vós é dom de Deus para que ninguém se vanglorie.
Imagens
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLs7uHd7XtasyC6Eweb6jzAM4UyvG4Yq33HyNdTwFYqPLYqI_UO2NhY3KhLrUHCgBM1cpNT7lxxWg3OgRUPuK2YZN1YF4Jl7lWxvlONHSUHSRQ65yqSVclI8riDINsj4ULbut3rHKmWA/s320/igor+2.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKdaRf56GutVSIfYPzKERhEUlRNNft-HmZ8MkmhG_xKe6eoZNZJFmN_5g83wEOTDX_EncbrRXS32HGpqdnCGjjtulszIS1iew0NDlHQgBSdjoD9h6eMegfIXDYXMj9l5pYKrabv_GB2w/s320/igor+1.jpg)
João Calvino
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirx3f0Xu1QbulYtxJOURx5UuTwqi34dauTYd9aqJvQfR_Va5U0Ik7M-UxChv_I4gXcZ7Wqx8p9ID9Fgq5PgyefORSukx2ae4e4Vg3-acc1jAZPi4hLuBauCPIAC8ZJP_jM28JyzKi5PQ/s320/igor+3.jpg)
Igor Garcia - Nº 19
Lucas Alves - Nº 24
Luiz Octávio - Nº 26
Paulo Brettas - Nº 32
Rodrigo Scaldaferri - Nº 35
William Caldeira - Nº 39
1º TM
Nenhum comentário:
Postar um comentário