![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEis_brNbyQhk4Ybq9Utn-6qM2sb0_3Vp8i1hXQCW6V7HFlph3Wh0do2Sqckdlr7-iLJtPvd87TrD-dp1SKq_yHGtNCLQ04F9Z2BB6MK5HajDOORj_OmslKFqR8TRXhDQAxkfzfH_rH2hA/s320/noguera.jpg)
Religião do povo judeu e, mais amplamente, o conjuntoda cultura judaica em vários aspectos. Quanto ao aspecto religioso, o elemento central do judaísmo é o monoteísmo, sintetizado na oração que diz: “Ouve, Israel: o Senhor é nosso Deus, o Senhor é Um.” Odeus a que se referem as escrituras judaicas é tido como o criador do mundo e de tudo que há nele, e estabeleceu uma aliança com o patriarca Abraão, da qual o povo judeu seria o herdeiro e mantenedor.
A religião também desenvolveu, ao longo de sua história, crenças milenaristas na vinda de um salvador ou messias, que inauguraria um novo tempo de paz e justiça, e reuniria novamente na terra de Israel o povo judeu, disperso pelo mundo.
A prática religiosa judaica está baseada na observância dos preceitos de Torá e estão sintetizados nos Dez Mandamentos, transmitido por Deus diretamente ao líder Moisés.
O culto judaico está centrado nos serviços realizados nas sinagogas das quais a autoridade religiosa é o rabino. Mas muitos dos elementos específicos importantes da observância religiosa estão centrados na vida doméstica, como o descanso semanal do shabath e os preceitos relativos á dieta alimentar.
O judaísmo contemporâneo se divide em várias correntes: os judeos ortodoxos reconhecem apenas a autoridade da Torá como revelação direta e indiscutível da vontade de Deus. Os judaísmos reformista e liberal representam ambos, em graus diferentes, um afastamento em relação às práticas ortodoxas, bem como tentativas de adaptação da religião à época moderna. Paralelamente a essas correntes, surgiram movimentos que desenvolveram uma espécie de fusão de elementos religiosos ativos com a ideologia do sionismo.
Breno Afonso-05
Isabela Nogueira-17
João Marcos-19
Júlia Carolina-20
1ºTD
Nenhum comentário:
Postar um comentário